Gabriel Busatta Antunes, tem 21 anos, é atleta de Taekwondo há 11 anos e é empreendedor há um ano e dois meses no ramo de vestuário em geral. Ele conta que o primeiro contato com o esporte foi por meio da irmã. – O primeiro contato que tive com a modalidade foi por conta da […]
Gabriel Busatta Antunes, tem 21 anos, é atleta de Taekwondo há 11 anos e é empreendedor há um ano e dois meses no ramo de vestuário em geral.
Ele conta que o primeiro contato com o esporte foi por meio da irmã.
– O primeiro contato que tive com a modalidade foi por conta da minha irmã Cristiane que já praticava há um certo tempo, e com o convite do mestre e professor Rodrigo – Comenta Gabriel.
A partir daí foi se graduando e se aperfeiçoando dentro da modalidade, participando em competições regionais com grande apoio de seus pais, que estavam sempre presentes nas competições.
– Em 2013, próximo ao exame para a faixa preta, passei pela pior fase da minha vida, onde a minha Mãe acabou falecendo. O acontecido foi uma tristeza enorme, pois ela era o pilar da nossa família, e adorada por todos. Toda a dor que eu senti sobre isso eu coloquei em esforço e dedicação no Taekwondo. Finalizando o ano me graduei como faixa preta – fala o atleta.
Iniciando no mundo do auto rendimento ele teve muitas quedas, treinos e mais treinos sem conquistar nenhuma medalha em diversas competições rodando todo o Brasil, viagens atrás de viagens, inúmeros gastos, investimentos sem retorno momentâneo, dois anos sem nenhuma vitória.
Finalizando o ano de 2015 conquistou uma vaga para a seletiva da Seleção Brasileira Júnior 2016, onde nessa competição ficou campeão e se tornou titular da Seleção Brasileira, onde garantiu a vaga para o Campeonato Mundial no Canadá, onde acabou ficando entre os 16 primeiros colocados.
– Foi um sonho se tornando realidade – comenta Gabriel.
A partir daí o atleta teve várias conquistas em competições estaduais e nacionais, trazendo títulos inéditos ao município de Seara, como:
•Campeão do Grand Slan
•2x Campeão Brasileiro.
•2x Campeão da Copa do Brasil.
•Campeão do Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC2019.
•7x Campeão Estadual.
•2x eleito o melhor atleta de Santa Catarina.
•Primeiro colocado do ranking nacional nas categorias Juvenil -51kg, -55kg e Sub21 -58kg, em cinco anos consecutivos.
Entre essa trajetória de conquistas também obteve muitos resultados não desejados, mas que marcaram a vida do atleta, derrotas marcantes, que me deram mais força e determinação para treinar cada vez mais e continuar seguindo em frente.
– O esporte me trouxe inúmeras vivências, conheci vários lugares e pessoas incríveis, e acabei concebendo a oportunidade para ensinar outros jovens na modalidade – cita Gabriel.
Ficou um período de quase dois anos dando aula de Taekwondo, porém com a chegada da pandemia o jogo virou. Não tinha mais competições e aulas, sendo assim ele teve que ir atrás de outras fontes de renda para se manter.
Aí ele teve a ideia de montar uma loja de roupas virtual para ter uma renda a mais, porém, o negócio foi crescendo e tomando forma, e com muita dedicação trabalhando de domingo a domingo conciliando com os treinos, ele conseguiu arrecadar fundos para então abrir um local físico. Sendo hoje uma das principais fontes de renda, juntamente com o Taekwondo.
– Nessa jornada tenho muito a agradecer a minha pessoa por não ter desistido quando a dificuldade veio, sou grato também pela minha família que sempre me apoiou, e a inúmeras pessoas que estiveram comigo – comenta Gabriel.