A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) confirmou o primeiro caso da variante ômicron do coronavírus em Santa Catarina na tarde desta terça-feira (21). O paciente, de 66 anos, é morador de Jaraguá do Sul, no Norte do estado, e foi infectado em uma viagem à África do Sul no início de dezembro. A Dive também […]
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) confirmou o primeiro caso da variante ômicron do coronavírus em Santa Catarina na tarde desta terça-feira (21).
O paciente, de 66 anos, é morador de Jaraguá do Sul, no Norte do estado, e foi infectado em uma viagem à África do Sul no início de dezembro.
A Dive também informou que outros 56 casos estão em investigação, 46 deles em Florianópolis.
Paciente infectado
O morador de Jaraguá do Sul, apresentou os primeiros sintomas em 9 de dezembro, permanecendo em isolamento durante o período de 14 dias, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica municipal.
Conforme a Dive, ele estava com o esquema vacinal completo, e teve um quadro gripal leve, sem necessidade de hospitalização, mantendo acompanhamento com médico pneumologista.
Ele fez um exame PCR, que foi encaminhado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, laboratório de referência nacional para Santa Catarina. Nesse local foi feito o sequenciamento genômico que possibilitou a identificação da variante.
Casos suspeitos
A Dive divulgou as cidades dos casos suspeitos da variante:
- Balneário Camboriú – 1 caso
- Biguaçu – 2 casos
- Camboriú – 1 caso
- Florianópolis – 46 casos
- Palhoça – 2 casos
- Canoinhas – 1 caso
- Santo Amaro da Imperatriz – 1 caso
- São Francisco do Sul – 1 caso
- São José -1
Informações: G1