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Lance Notícias | 25/10/2021 15:10

25/10/2021 15:10

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Aposentadoria: Procon explica procedimento realizado quando há descontos no benefício

A equipe de jornalismo do Lance Seara conversou com Andréia Muller, coordenadora executiva regional do Procon. Andréia destaca a procura frequente, principalmente de idosos, relatando descontos na aposentadoria. – Quando eles chegam até nós relatando o fato, solicitamos o extrato do banco para constatar qual instituição financeira fez o consignado sem autorização do consumidor. Depois […]

Aposentadoria: Procon explica procedimento realizado quando há descontos no benefício

A equipe de jornalismo do Lance Seara conversou com Andréia Muller, coordenadora executiva regional do Procon. Andréia destaca a procura frequente, principalmente de idosos, relatando descontos na aposentadoria.

– Quando eles chegam até nós relatando o fato, solicitamos o extrato do banco para constatar qual instituição financeira fez o consignado sem autorização do consumidor. Depois que identificamos a instituição, notificamos – explica.

Segundo Andréia, é entrado em contato com a instituição solicitando o contrato assinado do consumidor para comprovar que o mesmo fez o pedido do financiamento.

– Se eles alegam que foi solicitado pelo aposentado eles precisam ter contrato assinado. Alguns casos esporádicos vêm com assinatura, mas quando apresentado o contrato ao consumidor os mesmos não reconhecem o contrato, acreditamos que possam pegar de outros contratos, tipo cópia e cola, caracterizando crime de falsificação, neste caso enviamos ao judiciário – fala.

Posteriormente, via Procon, é solicitado boleto para fazer devolução do dinheiro que foi depositado e devolução das parcelas que já foram descontadas do benefício do aposentado.

– Depois, continuamos com o processo administrativo interno, para ver se vai gerar multa ou se houve má fé da instituição. Também orientamos os consumidores a procurar um advogado de sua confiança ou ir até o fórum, tratando-se de pequenas causas, para solicitar um processo de danos morais – destaca.

Segundo a coordenadora, o Procon estadual junto com os demais de outros municípios de Santa Catarina está entrando com ação para bloquear os benefícios do INSS de receber financiamento, ou seja, para desbloquear a pessoa precisa ir na agência do INSS para efetuar o desbloqueio.

– Para um lado é mais trabalhoso por que a pessoa que quiser fazer o financiamento vai precisar deslocar-se até a agência, por outro vai precavê-los de não serem vítimas de golpes – finaliza.

O Procon de Seara atende os municípios de Xavantina, Itá, Arvoredo e Paial.

Horário de atendimento:

Atendimento ao público: 8h às 11h30 e das 13:00 às 17:00

Trabalho interno: 17h às 17h30

Telefone WhatsApp: (49) 8400-1742
Telefone fixo: (49) 3452-0110

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