Saúde

Lance Notícias | 18/12/2021 12:01

18/12/2021 12:01

15533 visualizações

Após aprovação da Pfizer pela Anvisa para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, Secretaria de Saúde presta esclarecimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta (16), a indicação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Wyeth para crianças de 5 a 11 anos. A avaliação técnica realizada pelo órgão regulador concluiu que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, podendo ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações […]

Após aprovação da Pfizer pela Anvisa para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, Secretaria de Saúde presta esclarecimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta (16), a indicação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Wyeth para crianças de 5 a 11 anos. A avaliação técnica realizada pelo órgão regulador concluiu que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, podendo ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ainda, durante o anúncio, a Anvisa esclareceu que a vacina aprovada para a imunização das crianças de 5 a 11 anos é diferente daquela utilizada para a vacinação das pessoas maiores de 12 anos. As vacinas utilizadas para pessoas com 12 anos ou mais tem uma composição de 30 microgramas por dose e está identificada com uma tampa roxa.  Já a vacina que será aplicada nas crianças de 5 a 11 anos terá o equivalente a um terço da fórmula “padrão” (10 microgramas por dose) e será identificada com uma tampa laranja. Até o momento, este imunizante não está disponível no Brasil.

É importante destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre uma maior proteção para crianças de 5 a 14 anos, que são as mais afetadas pela nova onda de Covid-19 que vem ocorrendo na Europa, e a vacinação é uma estratégia importante para se fortalecer essa proteção.

Assim como a OMS, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) acredita na importância da vacinação deste público e aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde (MS) quanto à aquisição da vacina, bem como orientações técnicas sobre o prazo para inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. No estado, a população na faixa etária dos 5 aos 11 anos está estimada em 642.800 crianças.

Desde o início da pandemia foram notificados em Santa Catarina 28.788 casos de Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, dos quais oito evoluíram para óbito. Também foram registradas 1.188 hospitalizações, das quais 169 necessitaram de internação em leito UTI.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.