Apicultura

Lance Notícias | 23/11/2021 15:34

23/11/2021 15:34

24461 visualizações

Apicultura: itaense de 22 anos empreende seguindo ensinamentos do pai

Natural de Itá, o jovem, Rafael José canal, de apenas 22 anos, se destaca no ramo da apicultura. Desde criança, Rafael já estava acompanhando seu pai nas colmeias. Com o passar dos anos, o jovem foi se incorporando ao negócio, seguindo muitos conselhos de seu pai, o senhor Amandio. Sempre em busca de aprimoramento do […]

Apicultura: itaense de 22 anos empreende seguindo ensinamentos do pai

Natural de Itá, o jovem, Rafael José canal, de apenas 22 anos, se destaca no ramo da apicultura.

Desde criança, Rafael já estava acompanhando seu pai nas colmeias. Com o passar dos anos, o jovem foi se incorporando ao negócio, seguindo muitos conselhos de seu pai, o senhor Amandio.

Sempre em busca de aprimoramento do conhecimento na área, no ano de 2017, Rafael realizou um curso de aprimoramento pelo Senar, onde aprendeu todo o manejo correto necessário ter com a apicultura.

Atualmente, Rafael conta com a ajuda de sua namorada no trabalho de extração e manutenção das colmeias, além do preparo das embalagens e vendas. Seu pai trabalha na preparação das melgueiras, sendo de fato, um trabalho em equipe.

Rafael comenta que já enfrentou diversos desafios, principalmente com as aplicações de agrotóxicos nas lavouras, que muitas vezes ocasiona na morte dos enxames. Já enfrentaram dificuldades também, com a queda do preço do mel, pois os gastos para manter uma colmeia são altos.

— Mas buscamos sempre ficar firmes, pois a satisfação dos clientes já supre todos os desafios, já possuímos clientes fiéis que realizam suas compras frequentemente — ressalta.

A família trabalha hoje, com vendas de potes de 1 kg, e com garrafas de 3 litros. Além da Apicultura, trabalham também com suinocultura, bovinos de corte e leite.

— Nosso diferencial, é que não usamos nada de aditivos, então o mel é 100% puro, sendo que possuímos todo o cuidado necessário com higiene. O produto é embalado em potes e litros novos, sendo que são lacrados, para garantir a sua qualidade — destaca.

As vendas acontecem, na maioria das vezes, por meio das redes sociais, Instagram: @apiariojr, WhatsApp (49) 999158465 e Facebook. Realizam entregas em Arabutã, Itá, Seara e diversos outros municípios.

— Agradeço muito o meu pai pelos ensinamentos, a minha namorada pela ajuda, e principalmente aos meus clientes pela confiança — finaliza.

Deixe seu comentário