Educação

Lance Notícias | 09/12/2021 10:55

09/12/2021 10:55

10379 visualizações

Alunos da escola Deolindo Zílio se destacam no Estado após criação de projeto para economia de água

Em parceria com a Casan, foi instalado hidrômetros nas caixas de água e banheiros da Escola Deolindo Zílio, fazendo assim, com que houvesse a possibilidade de os alunos acompanharem a quantidade de água gastada no dia a dia. Diante da situação, os alunos desenvolveram então, um projeto onde uma cisterna capta a água da chuva. […]

Alunos da escola Deolindo Zílio se destacam no Estado após criação de projeto para economia de água

Em parceria com a Casan, foi instalado hidrômetros nas caixas de água e banheiros da Escola Deolindo Zílio, fazendo assim, com que houvesse a possibilidade de os alunos acompanharem a quantidade de água gastada no dia a dia.

Diante da situação, os alunos desenvolveram então, um projeto onde uma cisterna capta a água da chuva. O reservatório garante água que é utilizada na limpeza das calçadas e também na irrigação da horta.

Os alunos desenvolveram também, um projeto no qual é possível identificar o momento certo que o solo da horta precisa ser irrigado, por meio de um sensor desenvolvido pelas próprias crianças, no qual conseguem ver quando a terra está úmida, moderada ou seca.

Em um mês, a escola conseguiu economizar em média R$ 400.

— Nós sentimos o reflexo, somos uma escola publica municipal, são os impostos que pagam a água de nossa escola e o reflexo está aí, com R$ 400 a menos na conta. Além de estarmos criando também, cidadãos mais conscientes — ressalta Deyze Paludo, diretora da Escola.

Esse mesmo projeto, foi premiado em duas feiras nacionais, a Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) e a Mostra Científica do Cariri (MOCICA), ambas em primeiro lugar e agora se destaca na mídia estadual.

Deixe seu comentário