Esteve na redação do Lance Seara, na manhã desta quinta-feira (18), membros do Conselho Tutelar de Seara, Rosane Bernardete Silvestre e Cristina Aparecida Presotto Paludo. Rosane comenta sobre a forma de atendimento realizada pelo Conselho Tutelar de Seara durante a Pandemia. – Nosso atendimento está sendo realizado de forma integral, tanto presencial ou também via […]
Esteve na redação do Lance Seara, na manhã desta quinta-feira (18), membros do Conselho Tutelar de Seara, Rosane Bernardete Silvestre e Cristina Aparecida Presotto Paludo.
Rosane comenta sobre a forma de atendimento realizada pelo Conselho Tutelar de Seara durante a Pandemia.
– Nosso atendimento está sendo realizado de forma integral, tanto presencial ou também via telefone no 3452-0112, sobreaviso por meio do (49) 9.84001941 e disque 100, canal de comunicação que vem direto para o conselho – explica.
Segundo Cristina, quando as denúncias são mais graves, como abuso ou violação de algum direito, as pessoas preferem manter o anonimato.
– Dependendo do fato, tem pessoas que preferem vir pessoalmente nos comunicar. Para fazer denuncia a pessoa precisa ter alguns dados sobre o fato, solicitamos pelo menos endereço ou referência do local – diz.
Segundo o Conselho, durante a Pandemia há um grande crescimento na evasão escolar e casos de abuso sexual de crianças.
– Referente a pandemia, tivemos aumento bem significativo, principalmente, em relação aos conflitos familiares com o vínculo bem fragilizado, relacionado a abuso sexual de crinaças também pelo fato de permanecerem mais tempo em casa. Além disso, no último semestre, foi registrado grande vasão escolar após o retorno das aulas presenciais. A maior parte dos nossos atendimentos é dos adolescentes que estão perto de completar a maioridade, por que é difícil fazer eles retornarem aos estudos – acrescenta.
Qualquer pessoa pode denunciar por contato telefônico e atendimento presencial na sede do Conselho, se houver necessidade, os conselheiros se deslocam até o local dos fatos.
O Conselho Tutelar está aberto das 8h às 11h30 e 13h 17h30, em horários alternados o plantão sobreaviso está sempre disponível para atendimento por 24 horas.
Assista a entrevista completa: