Comunidade

Lance Notícias | 01/12/2021 14:51

01/12/2021 14:51

7020 visualizações

Ataque cibernético atinge site de prefeituras que compõe a FECAM, entre eles o município de Seara

O site da prefeitura de Gaspar, município do estado de Santa Catarina, amanheceu fora do ar. Uma mensagem informava que demais prefeituras do estado, administrados pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) também seriam alvo. No site da prefeitura, os hackers citam que o ataque ocorreu devido a uma vulnerabilidade de sintaxe do PHP. Aparentemente o […]

O site da prefeitura de Gaspar, município do estado de Santa Catarina, amanheceu fora do ar. Uma mensagem informava que demais prefeituras do estado, administrados pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) também seriam alvo.

No site da prefeitura, os hackers citam que o ataque ocorreu devido a uma vulnerabilidade de sintaxe do PHP. Aparentemente o ataque foi assinado por PrCyberMafia.


Foto/Divulgação

Em nota a prefeitura confirma o ocorrido:

“A Prefeitura de Gaspar informa que está com o site fora do ar. A página do Munícipio é hospedada pela Fecam, assim como diversas outras cidades do Estado. A Federação teve o sistema hackeado e informou que está trabalhando para solucionar o problema.”

AMAUC

Alguns dos sites dos municípios, associações e consórcios fornecidos pela FECAM foram atacados nesta madrugada de quarta-feira (01). Os criminosos divulgaram mensagens de cunho ofensivo, com teor político e defendendo medidas contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19.

Na região do Alto Uruguai Catarinense diversas prefeituras estão com os sites fora do ar devido ao ataca cibernético. Não funcionam os sites de Alto Bela Vista, Ipira, Ipumirim, Irani, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Presidente Castello Branco e Xavantina.

Como resposta a este ataque a FECAM bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva para aplicação de segurança. Tanto a equipe interna quanto os parceiros externos, estão trabalhando para solucionar o problema da maneira mais breve possível.

Novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo. Vale destacar que já estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios.

Todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades civis e criminais do ato estão sendo tomadas pela FECAM. Informamos ainda que até o momento somente as páginas iniciais dos portais foram afetadas.

Seara

Neste momento, o site da Prefeitura de Seara também encontra-se fora do ar. A queda foi registrada por volta das 14h desta quarta-feira (01).

Confira alguns dos sites:


Informações: Atual

Deixe seu comentário