Política

Marcos Vinícius Pedroso | 02/06/2022 11:09

02/06/2022 11:09

5294 visualizações

Câmara leva vereadores mirins de Arabutã para participar de Encontro Estadual em Florianópolis

O XI Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que ocorreu em Florianópolis nessa quarta-feira (1º), foi um sucesso. O evento contou com a participação da prefeita de Arabutã, Leani Schmitt, e o presidente da Câmara de Vereadores de Arabutã, Wellington Berner Pereira. A prefeita mirim, Sara Schneider e o vice-prefeito mirim, Eduardo Helbing, também participaram. O […]

Câmara leva vereadores mirins de Arabutã para participar de Encontro Estadual em Florianópolis

O XI Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que ocorreu em Florianópolis nessa quarta-feira (1º), foi um sucesso. O evento contou com a participação da prefeita de Arabutã, Leani Schmitt, e o presidente da Câmara de Vereadores de Arabutã, Wellington Berner Pereira.

A prefeita mirim, Sara Schneider e o vice-prefeito mirim, Eduardo Helbing, também participaram. O evento contou com a presença de representantes de 38 câmaras municipais e, ao todo, cerca de 700 pessoas.

O encontro, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, tem como finalidade oportunizar a ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, promover a troca de experiência entre as câmaras de vereadores que desenvolvem o Programa de Vereadores Mirins, além de sensibilizar as demais câmaras para criação ou ampliação da iniciativa. Existem 70 programas de câmaras mirins em funcionamento no estado.

Na cerimônia de abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), enalteceu o objetivo do programa, que é incentivar o jovem a conhecer mais e a participar da política.

— Participem da política, vão buscar conhecimento. Vocês serão os futuros deputados, governadores, senadores, presidentes. Procurem fazer melhor do que aquilo que fizemos para deixar para os mais jovens ainda um país e um estado mais justo, mais digno, onde as pessoas possam viver melhor — ressalta.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), acredita que o encontro de vereadores mirins é uma das atividades mais interessantes promovidas pelo Poder Legislativo, uma vez que contribui para a formação política dos jovens.

— Faz com que os estudantes do ensino fundamental comecem desde cedo a entender o processo legislativo, a importância da política, da cidadania, participar do processo político no município. Principalmente, começam a formar consciência cidadã, que é saber quais são seus direitos e deveres, qual o papel dos poderes e como eles podem promover a mudança que eles querem para a sociedade — finaliza.

Deixe seu comentário