Lance Notícias | 12/10/2022 10:28

12/10/2022 10:28

15581 visualizações

Três dicas para diminuir a ansiedade

Que a ansiedade traz muitas dificuldades para quem a tem, todo mundo já sabe. O que talvez algumas pessoas não saibam é que é possível ameniza-la através de técnicas específicas. E para te ajudar a lidar melhor com a ansiedade, hoje vou te trazer algumas dicas.

Faça meditação: Uma das características de um quadro ansioso é a preocupação excessiva. Essa preocupação se apresenta em forma de pensamento e para diminuir a preocupação você precisa controlar esses pensamentos. Uma das maneiras para você conseguir isso é fazendo meditação. Existem estudos que comprovam a eficácia dela para diminuição da ansiedade. Os resultados irão aparecer em médio prazo. Quando você faz meditação diariamente, você aprende a direcionar os teus pensamentos para a meditação, assim, como reflexo, você aprende direcionar teus pensamentos em outras situações também.

Aprenda a respirar: Normalmente, crises de ansiedade apresentam como sintoma a hiperventilação. A sensação que você tem é de que está te faltando ar, mas na verdade, o que acontece é que você está respirando de forma muito rápida e possivelmente uma respiração curta. Esse tipo de respiração pode causar a sensação de falta de ar e de desmaio. Nesses casos, o que você precisa fazer é usar a respiração diafragmática e corrigir a sua respiração. A respiração diafragmática permite um equilíbrio maior de sua respiração e faz passar a sensação de falta de ar ou de desmaio.

Faça exercícios físicos: A prática de exercícios físicos libera várias substâncias no seu organismo que são responsáveis pela sensação de bem-estar e a ação dessas substâncias está ligada à diminuição da ansiedade. Encontre algo que você gosta de fazer e pratique regularmente. Você pode fazer caminhadas, pode ir pra academia ou praticar algum esporte em grupo, tudo vai funcionar, a ideia é que você se movimente para colher os benefícios.

Lembrando que essas dicas podem te ajudar na diminuição da ansiedade, mas elas não substituem qualquer tipo de tratamento. Se você está sofrendo com a ansiedade, procure um profissional especializado para te ajudar nisso. Os profissionais mais indicados para isso são o psicólogo e o psiquiatra.

Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin

Deixe seu comentário