Daiane Caroline Hein | 08/03/2023 11:30

08/03/2023 11:30

26584 visualizações

Dia internacional da Mulher: Uma homenagem basta?

Todos os anos quando chegamos perto do dia 08 de março começam as homenagens, as falas, as comemorações. Algumas empresas oferecem uma rosa para cada funcionária, um batom, ou até uma palestra sobre o tema. E tudo isso é muito positivo, continuem, por favor. Mas a reflexão que quero trazer aqui não é sobre o dia 08 de março, mas sim dos outros 364 dias do ano.

Todas essas homenagens são muito bem-vindas, mas é preciso olhar para a mulher no resto do ano também. É preciso que as mulheres sejam vistas com respeito às suas capacidades e suas escolhas. Não é raro encontrar mulheres que são menosprezadas no seu ambiente de trabalho, por ser uma área masculina. Me lembro muito do que ocorria no meu antigo trabalho, onde os clientes iam comprar algo e eu, mulher, ia atender. O cliente tinha alguma dúvida, eu respondia, mas ele não acreditava na resposta, mas era só um colega homem falar exatamente a mesma coisa, que nem era questionado. Essa situação demonstra a falta de confiança na capacidade das mulheres.

Outra coisa que me deixa indignada é, que só pelo fato de sermos mulheres, já estamos expostas a maior violência. Falo sobre o risco de sofrer algum tipo de violência verbal, física, patrimonial, psicológica ou sexual, tanto na rua quanto dentro de casa. Isso gera uma sensação de insegurança e vulnerabilidade.

Sugiro que neste dia 08 de março você faça sim todas as homenagens possíveis às mulheres que são importantes na sua vida, afinal, um mimo não faz mal a ninguém. Mas, além disso, evidencie este carinho no restante do ano também. E não que você tenha que dar presentes todos os dias, falo aqui de gestos que demonstrem isso. Tenha respeito, lute contra a violência, ensine seu filho homem a agir assim também, ensine a sua filha mulher a não aceitar nada menos que isso. Cabe a cada um de nós, homens ou mulheres, começar a mudar essa visão sobre as mulheres. Já se foi o tempo em que a mulher era submissa, que vivia a vida como o marido queria, hoje já temos autonomia e independência para fazer diferente. Lembrando que não é uma competição, é apenas busca pelo espaço que merecemos.

Feliz dia da mulher!

Deixe seu comentário