Nos últimos dias temos acompanhado com euforia o início da copa do mundo e estamos na expectativa para a estreia do Brasil amanhã. A seleção brasileira tem o poder de nos fazer esquecer muitas divergências e unir o país novamente em torno de um objetivo. Que bom que, mesmo por um breve período, possamos estar todos torcendo por algo em comum.
Bem diferente do que se vê com a copa do mundo, quando olhamos para o cenário político vemos divergências e divisões. E está tudo bem, cada pessoa é livre para votar em quem quiser e o cenário que temos hoje é um país com opiniões divididas, quase que meio a meio. Sendo assim, é claro que o resultado das eleições vai agradar somente a metade da população. Porém, indiferente do resultado das urnas, acredito que o maior desejo de cada cidadão brasileiro seja ver o Brasil prosperar, seja ver a sua situação de vida melhorar.
Pensando nisso, entendo que a intolerância com opiniões diferentes da nossa não levam a lugar nenhum. Quando brigamos com pessoas próximas por causa de ideologia política somos nós mesmos que saímos perdendo. Quantas famílias, quantas amizades foram abaladas por causa disso? E qual o benefício que isso trouxe? Provavelmente nenhum. O resultado disso foi somente estresse, raiva e brigas. O que precisamos nessas situações é ter a capacidade de expor nossa opinião de maneira assertiva e também de ouvir o que o outro tem a dizer. Talvez, não se chegue a um resultado de quem tem razão, mas poder debater com maturidade e respeito deve ser o objetivo.
Agora, com a chegada da copa, espero que esse espírito de união para torcer pela seleção possa se espalhar pelo país e aproximar pessoas com diferentes opiniões políticas. Que seja possível entender que quando todos jogamos juntos por um objetivo maior a chance de conquista-lo aumenta.
Que venha o hexa, que venha um Brasil melhor.
Faça sua parte.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin