Alguma vez você já perdeu a sua paciência com alguém? Ou então você precisava cobrar algo de alguém que foi extremamente grosseiro? Ou brigou com alguém e depois percebeu que exagerou na sua reação? Hoje eu vou explicar para você um pouco sobre o autocontrole e como desenvolver essa habilidade.
Sabe aquela situação que você toma uma atitude e logo depois percebe que exagerou na sua resposta, e percebe que magoou pessoas? Essas situações acontecem por que nós não aprendemos a maneira correta de lidar com as nossas emoções. A raiva é uma das emoções mais difíceis de conter e é sobre ela que vou falar.
Primeiramente, precisamos entender que a raiva é uma emoção e que ela faz parte da nossa constituição enquanto seres humanos, por este motivo nunca deixaremos de sentir raiva, entretanto podemos aprender a controlar as nossas respostas aos impulsos da raiva. O primeiro passo para isso é você se observar e aprender como funciona o mecanismo da raiva dentro de você. Pense em uma situação na qual você ficou com muita raiva, tente se lembrar das sensações que teve no momento em que sentiu raiva. Você sentiu o calor? Se sentiu angustiado? O que você sentiu dentro de você no momento em que você ficou com raiva? Esse passo é fundamental, pois a partir do momento em que você consegue perceber que a raiva está se manifestando no seu organismo, você consegue controlar suas reações a ela.
Então a ideia é que você reconheça as reações do seu corpo frente aos estímulos da raiva e depois escolha a maneira como você quer reagir. Uma ótima maneira de você reagir melhor quando algo lhe desagrada ou lhe incomoda é não falar a primeira coisa que vem a sua cabeça. Ao invés disso, respire profundamente várias vezes. Dessa forma você dá tempo para o lado racional do seu cérebro reagir e assim você responde de uma maneira mais educada e evita possíveis brigas, além de você não se estressar com a situação.