Pittol 1
Pittol 2

Investimento em Foco

Lance Investe | Lance Investe | 09/04/2022 11:46
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 4006

O Sicoob Crediauc em conjunto com o Lance Notícias está iniciando uma rotina de conteúdos quinzenais para informar sobre o cenário econômico e proporcionar conhecimento ao leitor. Para começarmos a nossa jornada, vamos falar sobre siglas, taxas e política monetária brasileira.

No mundo das finanças é muito comum nos depararmos com siglas, cujos significados fogem a nossa compreensão. Você já deve ter ouvido muito sobre “Selic”, “CDI”, “RDC”, “CDB”, porém, imaginamos que você desconheça parcial ou totalmente, os seus reais significados. O dever da instituição é justamente esse, deixar claro para o seu público o que cada uma dessas e outras siglas comumente utilizadas no segmento financeiro, significam e, o que isso pode vir a impactar na operação que o investidor pretende realizar.

O Sicoob Crediauc está aqui para facilitar a sua compreensão!

Por exemplo, você sabia que todas as instituições utilizam a taxa Selic para precificar suas operações? Selic é a taxa básica de juros do Brasil, ou seja, qualquer instituição financeira ao conceder empréstimos ou captar recursos para aplicações, utiliza a Selic como referência na mensuração de suas taxas internas.  A taxa Selic é um instrumento da política monetária para controlar a inflação. É por isso que, quando o país precisa reduzir o índice inflacionário, os diretores do Banco Central do Brasil – BACEN, tomam a decisão de elevar a taxa Selic para equilibrar o consumo, que é o que está ocorrendo atualmente em nosso país.

Aliás, os diretores do Banco Central se reúnem a cada 45 dias, num comitê de política monetária, conhecido como COPOM. São dois dias analisando o cenário, os quais culminam posteriormente, na decisão dos próximos passos a serem dados para o bom andamento da economia.  A atual taxa Selic está em 11,75% ao ano, e o CDI, que é utilizado para cooperativas e bancos, está em 11,65% ao ano. Transformando essa taxa anual para mensal, o CDI fica na casa dos 0,92%. Isso significa que, seus investimentos e aplicações estão rendendo muito próximos disso.

Lembramos que, para transformar a taxa de juros anual para mensal, não se pode apenas dividir por 12 (número de meses do ano), pois estamos falando de juros compostos, logo, é necessário utilizar a fórmula correta de conversão de taxa.  Se você não sabe como fazê-lo, ou possui outras dúvidas sobre o tema, nos procure, estaremos com as portas abertas para lhe atender.

Sicoob Crediauc, mais que uma escolha financeira!

 

(Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Investimentos)

Deixe seu comentário

Acesse nosso grupo de notícias