Dengue

Daiane Caroline Hein | 16/04/2024 10:20

16/04/2024 10:20

82936 visualizações

Vigilância Epidemiológica confirma transmissão local de variante tipo 2 da dengue em Concórdia

Paciente de 62 anos está internada e não tem histórico de viagem recente

A Vigilância Epidemiológica de Concórdia confirmou a transmissão local da variante tipo 2 da dengue no município. A confirmação veio do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina – Lacen. Agora, são duas variantes circulando no município, o que aumenta consideravelmente a preocupação, já que o tipo 2 da doença pode infectar indivíduos que já contraíram a variante tipo 1, que foi predominante na epidemia que ocorreu em 2022, deixando praticamente toda a população vulnerável.

Paciente tem 62 anos e é do sexo feminino, que teve confirmação de dengue tipo 2 e está internada. Por meio de investigação, a Vigilância Epidemiológica concluiu que trata-se de uma transmissão local, pois a paciente não tem histórico de viagem. Já foram registrados outros cinco casos de variante tipo 2 no município, mas todos importados.

Esta nova linhagem com transmissão local preocupa, pois ser infectado duas vezes aumenta o risco de evoluir para dengue hemorrágica, caso grave da doença. Concórdia registra atualmente 718 casos positivos, somente em 2024, e outros 47 em investigação. A Prefeitura de Concórdia, juntamente com a Secretaria de Saúde e o Grupo de Trabalho, segue trabalhando firme na fiscalização e combate, além da oferta de atendimento em todas as unidades de saúde e também no Posto de Retaguarda do Guilherme Reich.

Deixe seu comentário