O Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR) foi recentemente atualizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A partir de 31 de janeiro, o Hospital São Pedro de Itá será pioneiro na região ao implementar esse protocolo, em colaboração com a equipe de implantação […]
O Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR) foi recentemente atualizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A partir de 31 de janeiro, o Hospital São Pedro de Itá será pioneiro na região ao implementar esse protocolo, em colaboração com a equipe de implantação do Estado, representando um avanço significativo na gestão de urgência e emergência.
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O PCACR, embasado por uma fundamentação científica atualizada, emerge como um instrumento qualificado destinado a melhorar a organização das portas de entrada dos serviços de saúde.
Ao compreender fluxogramas especializados em áreas clínicas, cirúrgicas, odontológicas, pediátricas, psiquiátricas e obstétricas, o protocolo se apresenta como uma ferramenta essencial para apoiar enfermeiros na classificação de risco e médicos de emergência. Dessa maneira, contribui para o acesso qualificado do paciente, priorizando o atendimento de acordo com a gravidade.
O principal objetivo do PCACR é capacitar os profissionais responsáveis pela classificação nas emergências hospitalares, proporcionando avaliação e estratificação eficientes dos pacientes. Destacam-se alguns pontos fundamentais:
– Classificação eficiente: Utilizando fluxogramas e descritores específicos, os pacientes serão classificados de acordo com suas queixas, direcionando o atendimento nos serviços de Emergências Hospitalares.
– Priorização do atendimento: O protocolo visa assegurar acesso prioritário aos serviços de urgência/emergência para pacientes com maior grau de sofrimento, agravo à saúde e potencial risco de morte.
– Atendimento humanizado: Em conformidade com a Política Nacional de Humanização (PNH), a implementação do PCACR busca possibilitar um atendimento rápido, efetivo e humanizado.