Santa Catarina registrou cinco tornados no mês de novembro, até a manhã de quarta-feira (22). A Defesa Civil confirmou o fenômeno em Cunha Porã no dia 3, em Tubarão no dia 11, em Itá no dia 16, e em Sombrio e Urupema no dia 18. Os meteorologistas da Epagri/Ciram explicam que tanto os tornados, quanto […]
Santa Catarina registrou cinco tornados no mês de novembro, até a manhã de quarta-feira (22). A Defesa Civil confirmou o fenômeno em Cunha Porã no dia 3, em Tubarão no dia 11, em Itá no dia 16, e em Sombrio e Urupema no dia 18.
Os meteorologistas da Epagri/Ciram explicam que tanto os tornados, quanto as chuvas de outubro, que estiveram muito acima da média, estão associadas a uma primavera marcada pela atuação do fenômeno El Niño de forte intensidade, responsável nesta estação do ano por manter ativos e intensos os sistemas meteorológicos instáveis no Sul do Brasil.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Seara no WhatsApp.
Segundos meteorologistas, o tornado é uma violenta coluna de ar giratória, em formato de nuvem-funil, que se estende de uma nuvem de tempestade até tocar a superfície do solo.
De acordo com os especialistas, os tornados estão associados às tempestades severas, registradas com frequência em Santa Catarina, neste mês de novembro. Esses resultam de uma supercélula, que são nuvens com intenso desenvolvimento vertical e topo frio.
O Governo do Estado compartilhou nas redes cuidados em dias de tempestades, orientando que se estiver dentro de casa evite ficar perto de janelas ou portas de vidro (podem explodir devido à pressão). Os locais mais seguros são os banheiros, porão ou corredor. Se morar em prédio, procure o andar mais baixo. Importante, também, ficar debaixo de mesas ou objetos robustos.
Caso estiver em área externa, evite ficar perto de árvores ou fiações elétricas. Proteja a cabeça!