“Como Ser Uma Criança Celíaca Feliz”, esse é o título do livro escrito por Valentina Dalva Santuches, de 11 anos de idade, que relata ser possível levar uma vida normal mesmo com o cuidado com o glúten. A equipe de jornalismo do Lance Seara conversou com Valentina, que apesar da pouca idade, dá um show […]
“Como Ser Uma Criança Celíaca Feliz”, esse é o título do livro escrito por Valentina Dalva Santuches, de 11 anos de idade, que relata ser possível levar uma vida normal mesmo com o cuidado com o glúten.
A equipe de jornalismo do Lance Seara conversou com Valentina, que apesar da pouca idade, dá um show em comunicação e simpatia.
Segundo Valentina, a ideia do livro surgiu logo após descobrir seu diagnóstico de doença celíaca com apenas sete anos de idade. Pensando em como passaria por isso e com o objetivo de contribuir e ajudar outras crianças que viviam na mesma condição, a menina com lápis e caneta na mão colocou as ideias no papel.
– Meu objetivo é que todas essas crianças podem ser felizes mesmo não podendo comer o glúten. Eu fiz ele em poucos dias com o meu lápis e um caderno, eu tinha muitas ideias. O livro leva informações, conscientização e empatia a todos, pois é uma doença pouco falada e tem muito preconceito, muitos acham que é doença da moda ou frescura, mas não é não, é uma doença autoimune e sistêmica que se não cuidada pode levar as outras doença e até o câncer – ressalta.
O livro é todo ilustrado e de fácil leitura, especialmente para crianças. Conforme Valentina, ao longo das 20 páginas, os leitores podem desfrutar de receitas de bolo e falas da parte médica sobre a doença.
Escrito com sete anos, Valentina consegue consegue enviá-lo para a gráfica apenas aos nove anos, em razão dos altos custos necessários para impressão. O livro foi lançado na Alesc em Florianópolis em 26 de maio de 2021 e atualmente, está disponível pelo Instagram (clicando AQUI!) ou pelo site disponível no link na Bio da rede social (clicando AQUI!) todos os interessados serão direcionados para a mãe de Valentina, responsável pelas vendas.
Além disso, novos cadernos da menina guardam novidades para o futuro.
– Pretendo lançar mais algumas obras, já tenho alguns escritos nos meus cadernos e gosto de escrever poesia também. Meu sonho é ser médica e poder levar mais informações da doença celíaca até fazer palestras e ajudar achar uma cura para ela – finaliza.
Doença celíaca
Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas