No domingo celebraremos o dia dos namorados e, pensando nesta data quero falar com você sobre relacionamentos. Eu costumo comparar a vida a dois a uma planta. Se você tem uma plantinha e não aduba, não rega, não tem um lugar adequado pra ela, não troca de vaso quando necessário, ela vai morrer.
Assim como a planta, se você não cuidar do seu relacionamento, ele também morre. E ele vai morrendo um pouco a cada dia, quando você percebe, já foi. Mas então como cultivar um relacionamento duradouro?
Um relacionamento precisa ser construído dia após dia, fortalecido nos pequenos detalhes do cotidiano. Ele se fortalece naquele café da manhã que você deixa pronto, naquele mimo que você faz sem ter data especial, naquele bilhete que você deixa na geladeira desejando um bom dia.
Se fortalece até mesmo na contribuição com o trabalho do outro. Cada pequena ação equivale ao regar, ao adubar, ao trocar de vaso a sua planta. Tudo isso vai contribuir para que seu relacionamento seja duradouro, mas principalmente, feliz.
Além disso, não podemos deixar de falar sobre outros dois aspectos importantíssimos para qualquer relacionamento: o respeito e o diálogo. Quando falta o respeito, falta tudo. Não há como ter um relacionamento saudável sem um ter respeito pelo outro. É preciso sempre respeitar o espaço do outro para que o relacionamento seja bom para os dois.
Quanto ao diálogo, esse também não pode faltar. Um dos maiores erros que destroem um relacionamento é não falar do que incomoda. Não existem relacionamentos que não tenham algumas brigas as vezes. O problema é que quando você não fala o que te incomoda você vai acumulando várias situações e quando ocorre uma briga, tudo é jogado no ventilador.
E algo que seria simples de resolver, se torna um problema e enfraquece o seu relacionamento. Porém, só falar o que incomoda não é o suficiente, o jeito que você fala também vai influenciar no desfecho da situação.
A minha dica para você hoje é para que você “regue” o seu relacionamento todos os dias, assim não irá faltar o respeito. E quando você precisar falar algo que está incomodando, comece a conversa com um elogio para a pessoa e depois fale o que incomoda, lembrando sempre de falar sobre a situação e não acusar ou xingar a outra pessoa.
E claro, não podemos esquecer do amor e nem do sexo. Os dois também são extremamente importantes para a manutenção de um relacionamento. Com boas doses de cuidado diárias, com certeza o seu relacionamento será feliz e duradouro. E agora me conta, você está cuidando da sua plantinha chamada relacionamento?
Deixe aqui nos comentários o que você faz para fortalecer o seu relacionamento.
Aline Bedin
Psicóloga clínica CRP 12/10514
WhatsApp: (49) 98414-6352
Redes Sociais: Instagram @psicoalinebedin