Cultura

Lance Notícias | 16/03/2022 15:47

16/03/2022 15:47

59623 visualizações

“É um misto de sentimentos quando fazemos o que realmente gostamos”, diz professora de dança sobre profissão

Professora de danças urbanas e criativa desde 2017, Suelen Cristina dos Santos, de 37 anos, é facinada pelo ramo desde criança, independente de modalidade, estilo ou ritmo. Segundo Suelen, sua irmã foi a grande influenciadora pois coreografava em um grupo de dança escolar, a irmã foi professora e a inspiração na arte de dançar. As […]

“É um misto de sentimentos quando fazemos o que realmente gostamos”, diz professora de dança sobre profissão

Professora de danças urbanas e criativa desde 2017, Suelen Cristina dos Santos, de 37 anos, é facinada pelo ramo desde criança, independente de modalidade, estilo ou ritmo.

Segundo Suelen, sua irmã foi a grande influenciadora pois coreografava em um grupo de dança escolar, a irmã foi professora e a inspiração na arte de dançar.

As Danças Urbanas com referências no Vogue e Hip Hop tem um espaço especial no coração da professora, principalmente na hora de criação das coreografias.

– Nas aulas de preparação procuro ser eclética, trabalho um pouco de cada estilo, apresentando para os alunos as mais diversas formas de movimento, deslocamento, apropriação do espaço entre outros. Reservo um tempo para as dinâmicas, na maioria das vezes, com adereços, proponho as minhas referências musicais e também gosto de abrir espaço para que os alunos possam expor as deles – explica.

Após conhecer preferências, de observar a maneira como executam os movimentos e as sequências propostas, a professora inicia a composição coreográfica num todo.

– Com isso feito, partimos de um “tema/proposta” onde juntos estudamos situações, ações, fatos, histórias que possam ser contadas através dos movimentos e expressões corporais, deste modo construímos as coreografias de forma coletiva – comenta.

Difícil é ver a professora Suelen parada! Além da forte influencia da irmã, Suelen foi aluna da Casa da Cultura e realizou alguns cursos de expecialização.

– Na área onde atuo como Professora de dança fui aluna na Casa da Cultura nas aulas de Dança de Rua e Street Dance e com o passar dos anos realizei alguns cursos e aulas abertas. O estudo e preparação são constantes, pois as referências tanto musicais quanto de movimento estão atreladas ganhando sempre novas formas – destaca.

Suelen ressalta não conseguir colocar em palavras o sentimento ao estar fazendo uma das coisas que mais ama, aquela que o coração bate mais forte, dançando.

– É difícil explicar com palavras pois é uma energia que passa por todo corpo, ao ouvir o som, a batida da música o ritmo toma conta do espaço, o pé começa a mexer aí o braço já quer acompanhar e todo o resto passa por uma vibração que é impossível ficar parada sem de imediato criar movimentos. É um misto de sentimentos alegria, entusiasmo, uma sensação de bem-estar e um carinho imenso por estar realizando um trabalho que amo muito – enfatiza.

Para a professora, é uma satisfação proporcionar e dividir esses sentimentos com os alunos que também sentem essa energia positiva que contagia e que garante um momento divertido e descontraído nas aulas.

Confira alguns cliques de ensaios e apresentações

 

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.