Na manhã desta terça-feira (13), esteve presente na redação do Lance Seara, o secretário da Agricultura de Seara, Renato Tumelero. A pauta discutida foi em relação aos problemas enfrentados em Seara devido à estiagem. O secretário comenta que nos últimos 24 meses, Seara passou 22 meses em estado de emergência e a Agricultura enfrenta duas […]
Na manhã desta terça-feira (13), esteve presente na redação do Lance Seara, o secretário da Agricultura de Seara, Renato Tumelero. A pauta discutida foi em relação aos problemas enfrentados em Seara devido à estiagem.
O secretário comenta que nos últimos 24 meses, Seara passou 22 meses em estado de emergência e a Agricultura enfrenta duas situações agravantes.
A primeira é a dessedentação animal, que afeta principalmente o agricultor, é garantir o abastecimento de água para os planteis da pecuária, principalmente suínos bovinos e aves. A segunda situação é em relação a questão das perdas agrícolas, que vem sido evidenciado nos últimos dois anos, perdas de volumes muitos grandes, e cada laudo de decreto de emergência.
— Neste último laudo do dia 30 de novembro de 2020, já eram estimadas perdas de aproximadamente 13 milhões. Dinheiro que deixa de entrar para as contas do produtor e do município. São volumes consideráveis que se nós fizermos esse balanço nos últimos 24 meses, eu asseguro que se aproxima muito dos 70 ou 80 milhões que deixaram de serem movimentados — explica.
Se a receita não entra para o produtor, consequentemente o movimento econômico do município é afetado grandemente e por isso, surge a preocupação de todos os órgãos. Existem políticas nacionais e estaduais que visam mitigar a quantidade de adversidades que é vivenciada diariamente.
Confira mais detalhes da entrevista: