Difícil é achar um assunto que não termine em crochê quando falamos com Romana Pinzetta Mariani, de 76 anos de idade. Natural de Xavantina e residente no município de Seara há mais de 40 anos, Romana esbanja simpatia e humildade ao mostrar seus lindos artesanatos disponíveis na Associação dos Artesanatos, em Seara. – Eu fazia […]
Difícil é achar um assunto que não termine em crochê quando falamos com Romana Pinzetta Mariani, de 76 anos de idade.
Natural de Xavantina e residente no município de Seara há mais de 40 anos, Romana esbanja simpatia e humildade ao mostrar seus lindos artesanatos disponíveis na Associação dos Artesanatos, em Seara.
– Eu fazia crochê em casa quando decidiram implantar a Associação, mas até hoje tenho clientes fixas, quanto estou sentada é difícil ficar sem fazer nada. Desde os 35 anos que estou no ramo, choche é comigo mesma, faço por que sou apaixonada nisso – explica.
Mãe quadro filhos, tudo que você imaginar Romana confecciona, os itens de maior apresso são boleros e sapatinhos para bebês e claro, diversos tipos de crochês.
– Aprendi muita coisa com a nona Rosina Paludo, ela foi uma das primeiras moradoras de Seara. Eu tinha uns 35 anos quando comecei, naquela época sabia fazer só uns palitinhos, foi a Rosina que me ensinou. Hoje faço um pouco de tudo, trilho, tapete, casaquinho, já fiz mais 2 mil pares de sapatinhos – destaca.
De lá para cá, Romana fidelizou diversos clientes no município além de Itá e Paial, isso por que delicadeza e amor nunca faltam em suas peças.
– Eu pesquiso algumas ideias na internet e vou fazendo, é fácil, mas precisa estar atento, se errar um ponto já não encaixa mais – fala.
Após anos no ramo de artesanato, as agulhas são as melhores amigas de Romana.
– Vou seguir no artesanato e produzindo minhas peças com muito amor e carinho até que for possível – conclui.
Essa foi a história da artesã Romana Pinzetta Mariani.
E você, tem uma história bacana ou conhece alguém que tenha?
Mande para gente! Nosso telefone WhatsApp é (49) 98876-3252.